"Frases feitas" para refletir

quinta-feira, 22 de outubro de 2009 |

Estava em um sebo, que pertence à uma casa espírita daqui de Salvador, olhando uns livros baratos de direito para compor minha humilde biblioteca e encontrei um de Direito Civil – Parte Geral – 3ª Ed. (CALMA! O papo não vai ser jurídico) escrito por Cristiano Chaves, um dos maiores civilistas brasileiro da atualidade. Um baiano com uma carreira invejável e que serve de exemplo para muitos estudantes, inclusive, faço parte desse grupo.

Em seus livros o autor, que hoje assina suas obras junto a outro jurista, Nelson Rosenvald, além de escrever aquelas frases feitas (não no sentido pejorativo) no início das suas publicações (como todos os outros escritores fazem), ele a cada capítulo repete tal feito. Atitude que transforma a leitura muito mais agradável.

Hoje darei destaque a uma delas aqui no blog:

“Nenhum conhecimento nos ajudará se perdemos a capacidade de nos comover com a desgraça de outro ser humano, com olhar amável de outro ser humano, com o canto de um pássaro, com o verde de um jardim. Se o homem se faz indiferente à vida, não há nenhuma esperança de que possa fazer o bem”

(Eric Fromm, El corazón Del hombre, México: Fondo de Cultura Economica, 1992 – tradução livre)

0 comentários:

Postar um comentário